Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/larissav/public_html/blog-interna.php on line 4
Recebi o projeto do arquiteto e agora? | Blog | Larissa Vinagre - Arquitetura e Interiores
Loading

Recebi o projeto do arquiteto e agora?

Por Larissa Vinagre Em Reforma - 18 December 2018

Post Title

Você precisa fazer uma reforma e a primeira coisa que faz é contratar um arquiteto, depois de algum tempo, reuniões e aprovações você recebe todos os projetos. E aí surge uma dúvida: e agora, qual o próximo passo? Por onde devo começar minha reforma?

Não se preocupe, essa dúvida não é só sua, muitas pessoas tem o mesmo problema, pois são muitos projetos. Reforma de alvenaria, revestimentos, móveis, bancadas, elétrico, hidráulico, vidros, entre outros dependendo do seu projeto, são tantos que qualquer um fica confuso, pensando por onde é melhor começar.

O primeiro passo a dar é buscar orçamentos de todos os projetos, pois os preços podem ser bastante diferentes de um lugar para outro. Alguns escritórios já fazem isso pelo cliente, encaminham os projetos para os locais que já tem confiança, recebem os orçamentos e repassam para o cliente escolher qual contratar, ou fazem uma lista com todos os locais para o próprio cliente fazer os orçamentos. Caso não aconteça nenhum dos dois, peça indicações e lembre-se sempre na hora de contratar, que o barato às vezes pode sair caro.

Pode até parecer óbvio qual a sequência de execução da sua reforma, porém existem algumas dicas que vão facilitar e tornar a reforma mais rápida.

Dica 1 - Criar e seguir uma sequência de etapas da sua reforma: Toda reforma exige uma sequência de etapas para ser executada – reforma de alvenaria, instalação de pontos elétricos, hidráulicos e pontos de luz e ar condicionado, colocação do forro, assentamento de piso, instalação de bancadas, assentamento dos revestimentos de parede, Instalação dos aparelhos de ar condicionado, pintura, instalação de móveis projetados e luminárias, aplicação de papel de parede, limpeza, disposição dos móveis, colocar a decoração e começar a morar! Pode parecer óbvio, mas saber essas etapas é muito importante pois algumas delas podem ser feitas simultaneamente, o que vai acelerar a conclusão da reforma, enquanto outras podem ser realizadas apenas após a finalização das anteriores. Sabendo de cada uma delas é possível programar tudo, seguindo a próxima dica.

Dica 2 - Confira o prazo de entrega de cada projeto: O prazo de entrega dos pedidos é essencial para planejar sua reforma, tentando planejar para que chegue à obra no momento certo. Isso vai evitar problemas como riscos, quebra ou qualquer defeito que possa ser causado por algum descuido no ambiente. Outro fator importante evitado é o ambiente muito cheio com materiais, o que prejudica a locomoção dos funcionários e o próprio andamento da reforma. Portanto alguns pedidos que podem demorar meses para chegar, como o de móveis, devem ser fechados pensando em chegar na obra apenas depois de todos os outros projetos concluídos.

Dica 3 - Escolha profissionais de qualidade: Mais uma dica que parece óbvia, porém é de extrema importância, primeiramente, para que se tenha um trabalho bem executado, sem defeitos, que segue o projeto corretamente; e para que cumpra o prazo de entrega e assim não atrapalhar seu cronograma e consequentemente atrasar a obra. Procure escolher aqueles profissionais cujo trabalho você já conhece ou que foram indicações, seja do seu arquiteto ou dos seus amigos; busque informações, avaliações e fotos de outros trabalhos executados por eles. Isso fará com que você consiga um excelente profissional.

Dica 4 - Tenha sempre um Plano B: Você fez todo o cronograma, fez os pedidos corretamente para que chegassem na etapa certa, contratou excelentes profissionais, mas sempre pode acontecer um imprevisto: alguém atrasou ou faltou material, por isso é importante sempre ter um segundo plano ou dependendo do caso, terceiro, quarto planos. Se uma etapa atrasou, tente começar a seguinte, faltou material, tente primeiro se organizar para que isso não ocorra, sempre conferindo os estoques, mas caso aconteça tente repor o mais rápido possível. O ideal é não atrasar seu cronograma.

Seguindo essas dicas você conseguirá sua reforma correta, sem defeitos, e num prazo adequado, para poder se mudar e aproveitar seu novo espaço, perfeito para você.

Comentários