Strict Standards: Only variables should be passed by reference in /home/larissav/public_html/blog-interna.php on line 4
Apartamento pequeno: 3 dicas simples para organizar melhor o seu. | Blog | Larissa Vinagre - Arquitetura e Interiores
Loading

Apartamento pequeno: 3 dicas simples para organizar melhor o seu.

Por Larissa Vinagre Em Apartamento - 18 December 2018

Post Title

Os apartamentos estão cada vez menores, o que torna um desafio conseguir acomodar tudo o que é necessário para o dia a dia dos moradores, seja o mobiliário ou pertences pessoais. Já postei aqui no blog uma ótima solução para isso com Móveis multifuncionais, mas se for muito difícil de conseguir achá-los onde você mora ou se você prefere algo mais simples e barato, vou te dizer a solução agora!

Na hora de reformar um apartamento é importante que se entenda exatamente o que você quer para cada ambiente e para transformar suas necessidades em realidade é preciso criatividade e conhecimento.

Aproveitar cada espaço é essencial para melhorar fluxos, otimizar ambientes e deixar o apartamento ideal para a sua necessidade. Mudanças simples podem significar bastante em ambientes pequenos.

Dica 1:

Uma dica interessante é retirar paredes e aproveitar este espaço com armários para dividir ambientes.

A imagem abaixo é de um projeto realizado em João Pessoa – PB onde a divisão dos ambientes foi feita através do mobiliário. Em apartamentos pequenos, os mínimos espaços devem ser aproveitados, ou seja, 10 ou 15 cm de espessura de uma parede podem realmente fazer a diferença.

Figura 01: Perspectiva do apartamento.

Entre a sala e o quarto (círculo amarelo) foi instalado um armário cujas portas abrem-se para a suíte do casal e o fundo virado para a sala, ganhou um painel de espelhos que além de ser decorativo, amplia o ambiente. 

Figura 02: Sala, Quarto e Cozinha

A mesma ideia foi utilizada entre dois quartos (círculo verde), de um lado armários e do outro painel decorativo para a TV.

Figura 03: Painel no quarto

Já entre a sala e cozinha (círculo roxo) foi criado um amplo painel que disfarça um pilar existente, integrando-o ao móvel composto por armários, que se abrem para a sala e cozinha e também uma porta de correr.

Figura 04: Armários da cozinha

Dica 2:

Outra mudança simples e que pode fazer uma grande diferença é mover uma porta de lugar, criando espaços para bancadas maiores ou móveis. Dessa forma, no quarto do bebê, imagem abaixo, a porta foi deslocada para ganhar o espaço para o trocador e futuramente ser uma bancada de estudo.

Figura 05: Quarto do bebê

Já na imagem abaixo a porta do banheiro foi deslocada para ganhar uma bancada maior ao longo da parede toda.
Nos dois casos, foi conseguido um espaço maior no ambiente como um todo, além de conseguir fazer o layout mais adequado.

      

Figura 06 e 07: Banheiro

Dica 3:

A terceira dica é a criação de armários mais estreitos na dimensão certa para o que será guardado, como os armários para vassouras e materiais de limpeza na área de serviço, que apesar de perderem em largura, ganham em altura, utilizando todo o pé direito do ambiente.

Nesta área de serviço ainda foi criada uma bancada para o tanque, o que dá inúmeras possibilidades de uso.

      

Figura 08 e 09: Área de Serviço

Lembre-se que em apartamentos pequenos tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes. Cada espaço é essencial para tornar o ambiente aconchegante e funcional e para isso tudo tem que ficar organizado no seu devido lugar.

Comentários